spot_imgspot_img

Parceria Oficial

Mais Recentes

Esqueça os clichês! A popularização de personagens femininas vive uma nova era

AliExpressAliExpress
spot_img

O texto a seguir contém spoilers de Trono de Vidro e Corte de Espinhos e Rosas.

O fim da mocinha em perigo! Pelo menos é o que os fãs de Sarah J. Maas estão acostumados.

A popularização de personagens femininas fortes, independentes e poderosas vem crescendo de maneira significante nos últimos anos, especialmente se estamos falando do gênero fantasia e da literatura adulta.

E sim, é verdade que já havíamos deslumbrado a presença de mulheres fortes em outras obras alguns anos atrás. É o caso de Hermione Granger, Gina Weasley, as irmãs Dashwoods, Leia Organa e qualquer mulher da linhagem Targaryen, afinal, elas são puro fogo, sangue e poder.

Mas não podemos negar que Sarah J. Maas conseguiu abrir um pouco mais da fresta dessa porta de “girl power” nos gêneros de fantasia. Basta analisarmos a quantidade de livros lançados com essa narrativa após o mundo conhecer e cair de encantos por Celaena Sardothien, que, particularmente, é a minha favorita dos universos construídos por Sarah.

Leia também: Os vestidos das contracapas de Trono de Vidro que existem na vida real

O que me chamou atenção desde o início, é que ao contrário do que estamos acostumados a ver em contos da Disney (o que não tenho absolutamente nada contra, inclusive, sou muito fã), os problemas das nossas mocinhas nada frágeis não são magicamente resolvidos pela força do amor. Isso conta, sim, e muito, principalmente para os fãs de Feyre e Rhysand, mas precisamos ser sinceros: nossos problemas não vão ser resolvidos só porque estamos mentalizando boas energias.

Tanto Celaena, ou, ALERTA DE SPOILER, Aelin, Feyre e Bryce passaram — e estão passando — por uma penca de problemas gigantescos. Mas isso não impede que elas continuem sendo femininas e emocionais. É aqui que Sarah consegue criar um pequeno espelho da nossa própria realidade: elas estão passando por momentos difíceis, mas continuam lutando dia após dia para continuar vivendo e levantando, mesmo que tudo o que o universo faça seja tentar derruba-las.

Fanart por: Kyn Erie

E é aqui que a segunda base dos clichês de mulheres em livros cai por terra. Ao contrário do que muitos estavam acostumados, o romance entre a mocinha tímida, que se veste mal, possui baixo autoestima e que não entende porque o protagonista parece interessado nela simplesmente não existe.

As personagens femininas criadas por Sarah J. Maas abriram a janela para mulheres sexualmente bem resolvidas e confiantes da própria beleza. Na verdade, quem tem que se perguntar porque a protagonista está interessada é o próprio mocinho. Além disso, não podemos esquecer que a romantização do primeiro amor também não tem muita vez por aqui.

Tudo bem que muitos de nós torceram por Feyre e Tamlin durante as primeiras (somente as primeiras) páginas de ACOTAR, assim como torcemos por Celaena e Sam (luto eterno), Celaena e Dorian posteriormente, Celaena e Chaol até chegarmos em Aelin e Rowan. Tanto Feyre como a nossa rainha de Terrasen amaram, se machucaram, aprenderam e cresceram como muitas pessoas reais até encontrarem a pessoa ou o parceiro certo. E se me permitem dizer, elas não só aprenderam, como também me ensinaram.

E claro, eu não poderia deixar de falar de um dos clichês mais universais que existem: as antagonistas que só estão ali para somar na vida da protagonista. Afinal de contas, quem nunca leu um livro onde determinada personagem só aparecia para acrescentar na vida da mocinha que atire a primeira pedra.

Felizmente, Sarah J. Maas jogou esse “critério” pela janela. Todas as nossas antagonistas possuem um papel importante e de destaque. O que teria sido de ACOTAR sem Amren ou Morrigan? Ou sem Gwyn e Emerie? E mais ainda: o que teria sido de Aelin sem Manon e as 13, Lysandra, Nesryn, Elide, e, naturalmente, Yrene?

Aqui, chegamos no nosso último clichê de hoje: a protagonista não resolveu tudo magicamente e de modo heroico.

Quem conhece Aelin sabe do que eu estou falando. Nem sempre nós concordamos 100% com o que ela fez para garantir a sobrevivência de todos. E um dos pontos que mais me impressionou na saga inteira é que, ao contrário do que jurávamos de pés juntos, não foi a protagonista que acabou com o grande vilão.

Isso, meus amigos, nós devemos isso a grande Yrene Westfall. Diferentemente do que estamos acostumados a ver nos livros, a protagonista da saga teve, sim, um grande destaque nos momentos finais. Mas o grande “golpe” e que decidiu o futuro de todos não foi dado pelas mãos de Aelin. Um dos momentos mais emocionantes do livro veio da parte de Yrene, que usou de todo o poder que possuía para acabar com Erawan graças ao plano e inteligência de Elide Lochan.

Por fim, gostaria de deixar claro que não estou afirmando que a literatura com personagens femininas fortes e que fogem do clichê foi uma criação de Sarah J. Maas, assim como também não estou dizendo que livros que seguem esta mesma temática são cópias ou imitações. Mas precisamos ser francos: a popularização das personagens femininas se tornou bem maior após os lançamentos de Maas. É o mesmo caso da popularização do gênero BDSM e livros com a temática CEO depois que “50 Tons de Cinza” se tornou famoso.

De qualquer forma, todos os livros que nos coloquem em papel de destaque são muito bem-vindos e sigo esperançosa de que essa tendência se concretize como um costume.

AliExpressAliExpress

1 COMENTÁRIO

  1. As personagens femininas da Sarah são confusas, corajosas, sofridas, livres, poderosas de diversas formas diferentes e é isso que traz a profundidade de cada uma. São mulheres que chegam ao fundo do poço e sofrem sim, acham que a vida não tem mais sentido (ao invés do clichê da mocinha com a fé inabalável no amor que resolve tudo) e que muitas vezes precisam aceitar ajuda, mas no fim das contas aprende a lutar por si mesma. Obrigada por isso Sarah, precisamos cada vez mais de personagens assim.

DEIXAR UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

INSCREVA-SE

Não perca nada! Deixe seu email e receba novidades e informativos do ACOTAR Brasil em primeira mão!

VEJA TAMBÉM

spot_imgspot_img