spot_imgspot_img

Parceria Oficial

Mais Recentes

[RESENHA] Cidade da Lua Crescente: Casa de Chama e Sombra | Com spoilers

AliExpressAliExpress
spot_img

Depois de quase dois anos de espera, enfim Casa de Chama e Sombra chegou para alegria dos fãs. Mas, afinal, o encerramento da história de Bryce viveu para cumprir suas expectativas?

Sendo sincera e dando um resposta curta: não, ao meu ver, Casa de Chama e Sombra deixou a desejar enquanto finalização. O livro é longo, mas mesmo assim parece que faltam páginas para desenvolver todos os enredos e atar todos as amarras criadas nos livros anteriores. Sarah J. Maas gerou uma imensa expectativa em torno do crossover e por razões óbvias de capacidade de execução, o que era esperado não foi entregue.
De repente Bryce se tornou mais esperta que todos na Corte Noturna (o que na verdade é um problema narrativo surgido lá em ACOTAR, uma vez que esses personagens supostamente são os seres mais inteligentes e poderosos daquele mundo, mas mesmo assim a Bryce deu a volta neles). Sarah quer tanto que o leitor esqueça que o Rhysand era um canalha no primeiro livro, que colocou ele cheio de escrúpulos quanto a interrogar uma pessoa que poderia ser uma perigosa ameaça. O que não faz sentido! O Rhys que a gente conhece não ficaria sendo honrando ao ponto de colocar a vida das pessoas que ele ama em risco.

Leia também: Qual é a Ligação Entre Trono de Video e Crescent City?

Mas embora várias coisas na passagem da Bryce por Prythian tenham sido mal aproveitadas, eu AMEI que o destaque foi todo para Nestha e Azriel (em especial Nestha, afinal é minha personagem favorita). Apesar de Sarah ter dito anteriormente que o futuro de ACOTAR não estaria interligado aos eventos de Crescent City, isso deixou de ser possível neste livro. Nestha agora detém não só Ataraxia, mas também Áster (a espada lendária do Grão-Rei Fionn). E uma das coisas que me surpreenderam foi: o dono original da Reveladora da Verdade era Enalius, o grande herói illyriano. Azriel teria alguma ligação com os estrelados como Bryce levantou a possibilidade?

O enredo em Midgard também caminhou a passos trôpegos. Acredito que a única constante entre os fãs é que Lídia brilhou e foi a grande “protagonista” desse terceiro livro. O desenvolvimento da relação dela com Ruhn era uma das minhas maiores ansiedades e até nisso saí um pouco insatisfeita. Em 2/3 do tempo Ruhn estava olhando pra Lidia com ódio, enquanto ela agia como se ele fosse bom demais pra ela. Parecia que a a autora colocou a Lídia tendo que mostrar que merecia ser amada por ele. Ithan e a herdeira Fendyr tiveram um plot tão mal desenvolvido e com potencial desperdiçado que até hoje tenho raiva.

Diferente da maioria, eu não odiei as ações da Bryce durante o livro. Teve gente falando que a Sarah quis transformar ela em Aelin e não deu certo. Sendo que o problema aqui é a Sarah repetir a mesma estratégia de soluções convenientes (o holograma com aula de história foi só o começo) e planos mirabolantes que só existiram no off page. Não era bom na Aelin (não importa quanto as pessoas batam o pé chamando isso de genialidade) e também não ficou bom na Bryce. O ritmo do livro é estranho, com trocas de POVs abruptas que te jogam para perspectiva de personagens que não prendem o interesse no leitor. Até a guerra contra os asteri que, no fim, mal foi uma briguinha (a cena das asas voando reavivadas pela máscara está no meu top momentos vergonha alheia dos últimos anos).

Sinceramente não saberia dizer o que se passou na mente da Sarah ao escrever esse livro. Faltou emoção (que no livro um transbordava), pouquíssimos momentos causam aquele aperto no coração ou trazem lágrimas aos olhos.

Leia também: Teoria: Trono de Vidro e Cidade da Lua Crescente só deram certo por causa da Feyre?

Eu não odiei o livro, juro. Pode parecer que sim, mas eu curti bastante a leitura. Mas é inegável que foi um livro que me ganhou apenas pelo apego aos personagens. Porque sendo pragmática, a verdade é que é um dos piores livros da Sarah, quiçá o pior de toda sua carreira. O que me deixa imensamente triste, já que Cidade da Lua Crescente ainda é minha série favorita dela.

O que vocês acharam? São do time que amam ou que odeiam Casa de Chama e Sombra?

Nota final: ⭐️⭐️⭐️

AliExpressAliExpress

DEIXAR UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

INSCREVA-SE

Não perca nada! Deixe seu email e receba novidades e informativos do ACOTAR Brasil em primeira mão!

VEJA TAMBÉM

spot_imgspot_img