spot_imgspot_img

Parceria Oficial

Mais Recentes

[Resenha] Interion: As Crônicas de Júpiter – Patrícia Criado

AliExpressAliExpress
spot_img

Interion: As Crônicas de Júpiter, escrito por Patrícia Criado, é um livro repleto de emoções intensas e reviravolta desde o primeiro capitulo, contudo a história não se sustenta em segurar o leitor apenas pela emoção de quotes impactantes e o choque de acontecimentos trágicos. Interion conta com uma construção de mundo detalhada, complexa e completa que é apresentada ao leitor gradualmente no decorrer da história, prevenindo assim que o leitor se sinta sobrecarregado com uma avalanche de informações impossíveis de reter por terem sido despejadas de uma única vez, e, por conta disso, é capaz de construir uma fantasia diversa, envolvente e capacitada de ambientar uma sociedade que possui tecnologia, inovação, magia, mas, ocasionalmente, se prova extremamente retrógrada com seus pensamentos e ideologias.

Leia também: Revelação: Galera Record divulga contos extras de Casa de Chama e Sombra

Com tantos livros onde traumas tão severos e inimagináveis são curados com juras de amor, não é revigorante um livro onde uma protagonista batalhou tão fortemente para se recuperar por si mesma? Admito, foi uma escolha narrativa sensível que me fez emocionar. Os diversos momentos onde a autora narrava os dilemas que Kyller enfrentou sozinha, onde ela tinha que escolher por sua própria vida e voltar para uma casa sozinha, apenas com um pet que ela passou a amar, assim como nós. Kiara é uma quimera adorável e letal que todos iremos aprender a amar e a chorar com ela durante o livro.

Como leitora, a relação da Kyller e do Zion me deixou em êxtase. O desenvolvimento deles não foi fácil ou simples. Eles são pessoas complexas, com erros e acertos, passados complexos e personalidades diferentes, além de ideologias fortes que nem sempre são compatíveis. Eles não recuam, mas também não são intransigentes. Entre trancos e barrancos, eles brigam, mas eles também conversam.

Ah! Os secundários! A família escolhida de Kyller, seus amigos e colegas de trabalho, seus companheiros de academia… Esses personagens geram três papeis muito importantes na história: o deles, de serem pessoas com seus próprios plots que serão importantes mais a frente; o de demonstrar a diversidade cultural e étnica do continente; e a de demonstrar as variações de poderes, seus funcionamentos e utilidades praticas conforme o treinamento desses jovens avança.

E a secundaria mais fenomenal dessa história. Kiara. Ela é “o pet” da família. Uma quimera resgatada por Zion que é a companhia constante de Kyller nos cinco anos entre o resgate dela e a volta de Zion para casa, mas também é uma criaturinha com opinião, racionalidade e totalmente letal. Ela não é capaz de falar com Kyller, mas é com Zion e, deuses, eu me diverti infinitamente com ela. Longe de ser apenas um alivio cômico, a grande querida é um exemplo de lealdade, sacrifício e sobre como aprender a amar sua família e como você irá lutar por ela com tudo que você tem.

Não há personagens perfeitos aqui.

Em canto algum. Essa complexidade, esse realismo, faz a trama preciosa em termos de humanidade. Nesse livro, nenhum secundário é esquecido. Suas personalidades, histórias, conflitos…. Tudo é cuidadosamente e primorosamente bem desenvolvido.

Preciso, deixo claro, de um momento apenas para exaltar a construção de universo que a autora faz em Interion. Nós temos, é claro, todo um backstory místico para justificar a grande ameaça que surge, mas meu encanto vem da construção de Interion como continente. Não nego, sou uma entusiasta por construção de mundo e tenho severas criticas a muitas fantasias que esquecem que um continente é algo extremamente plural. Quando se constrói um continente não tem como trabalhar apenas as etnias deles. Cada país será repleto de regionalismo, expressões próprias, idiomas, cultura, religião, tradições, além de dificuldades e benefícios políticos, geográficos, dentre outros.

Uma região possui cada um, um comércio próprio. Um terreno propício para certas pratica. Algo que os diferencia dos outros.

Talvez, alguns achem informação desnecessária. Todavia, isso é um mundo sendo construído. Toda uma sociedade. Mais a frente, essas informações podem, e provavelmente irá, ser de extrema necessidade. Serem jogadas quando o plot dos próximos livros precisarem usar elas seria de dificílima compreensão e poderia parecer uma escrita preguiçosa, o que, eu agradeço a todos os deuses, não foi o caso.

Num geral, Interion: As Crônicas de Júpiter é um livro complexo, apaixonante, bem desenvolvido, engraçado e, acima de tudo, um livro que vale a pena cada minuto investido na leitura. Cada risada. Cada gritinho de surto. Cada lagrima.

E que venha o livro 2!

Se você quiser comprar Interior: As Crônicas de Júpiter clique aqui. Para comprar o livro 2, Amor e Sombras: As Crônicas de Júpiter, clique aqui.

Resenha por Roberta Maciel.

AliExpressAliExpress

DEIXAR UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

INSCREVA-SE

Não perca nada! Deixe seu email e receba novidades e informativos do ACOTAR Brasil em primeira mão!

VEJA TAMBÉM

spot_imgspot_img