O texto abaixo contém spoilers de Corte de Chamas Prateadas e Casa de Chama e Sombra.
Em Casa de Chama e Sombra descobrimos que, no passado, existiu uma Oitava Corte em Prythian, a Corte Crepuscular, que pertenceu a Grã-Rainha Theia e posteriormente virou a Prisão encontrada no território da Corte Noturna. Também sabemos que a Rainha Theia possuía os poderes dos Estrelados, o que a permitia exercer pura luz estelar (e canalizar seus poderes através de objetos sagrados, dando-lhes vida), além de ser capaz de empunhar Gwyndion (conhecida em Cidade da Lua Crescente como Áster), seu gêmeo Reveladora da Verdade, e os Tesouros Nefastos.
Leia também: Teoria: Quem é Lidia Cervos?
Ok, mas o que isso tem haver com a Nestha? Pois bem, em Corte de Chamas Prateadas vimos que Nestha conseguiu canalizar seus poderes e dar vida a objetos inanimados. Ela fez isso com a Casa do Vento, a espada Ataraxia, uma adaga e outra espada.
Também vimos que a tatuagem que apareceu nas costas de Nestha e Cassian após a feérica aceitar uma barganha foi uma estrela de oito pontas (indicando que essa é a assinatura de Nestha ao fazer barganhas). Paralelamente, vimos que Bryce (que posteriormente descobrimos ser uma descendente de Theia e portadora do poder dos Estrelados) adquiriu uma cicatriz no formato de uma estrela de oito pontas após usar seus poderes de Estrelada para fechar os portões de Lunathion.
Ademais, por ter sido transformada em feérica pelo Caldeirão, Nestha também é parte do seleto grupo de personagens capazes de usar os Tesouros Nefastos (e, até o momento, Nestha é a única personagem que usou três destes artefatos ao mesmo tempo e sobreviveu para contar história).
E, por último, no final de Casa de Chama e Sombras, Bryce entrega Áster para Nestha, e em seguida diz:
— Você disse que tinha a tatuagem de uma estrela de oito pontas — explicou Bryce. — E que encontrou a câmara com a estrela de oito pontas na Prisão também. — Nestha ergueu a cabeça.
— E daí?
— E daí que quero que você fique com a Áster. — Bryce tocou na lâmina entre elas. — Gwydion… ou como quer que chamem aqui. A era Estrelada acabou em Midgard. Acabou junto de mim.
— Não entendi.
Mas Bryce começou a caminhar de volta até o portal, segurando a mão de Hunt, e sorriu para a fêmea de novo, para o parceiro dela, para o mundo deles, enquanto a Fenda do Norte começava a se fechar.
— Acho que tatuaram a estrela de oito pontas em você por um motivo. Fique com a espada e descubra esse motivo.
Isso quer dizer que Nestha é descendente da Rainha Theia? Pessoalmente, acredito que não. Até onde sabemos ela não tem nenhuma ligação sanguínea com Theia, e pessoalmente acho improvável que elas fossem parentes distantes. Porém, acredito que o Caldeirão ou a Mãe, de alguma forma, passaram o poder dos Estrelados para a Nestha quando ela foi transformada e acredito que no próximo livro de ACOTAR veremos mais sobre a ligação entre Nestha, os Estrelados e a Corte Crepuscular.