O texto abaixo contém spoiler da série Cidade da Lua Crescente, com foco especial no terceiro livro.
Casa de Chama e Sombra foi oficialmente lançado no último dia 30 e a recepção de uma parcela do fandom não tem sido das melhores! E boa parte das reclamações são que: o crossover não foi como esperado. Foram quase dois anos de espera e muitas teorias. Os fãs estavam ansiosos para verem Bryce ao lado dos seus personagens favoritos de Corte de Espinhos e Rosas. Mas afinal, o crossover deu errado ou fomos nós que depositamos expectativas irreais nele?
Leia também: O que são e quais são os Tesouros Nefastos
Bryce passou pouquíssimo tempo em Prythian (embora tenham sido boas 300 páginas do livro), e ainda por cima sendo prisioneira por bastante tempo. As pessoas estão bravas que Rhys apareceu muito pouco e que Feyre é apenas citada, mais bravos ainda que quem teve destaque foi Nestha (e Azriel), mas especialmente Nestha em “detrimento” da irmã. Só que os problemas de execução desse crossover começaram lá atrás, quando foram criadas e arquitetadas as circunstâncias que levaram Bryce até lá.
A passagem dela precisava ser muito rápida, do contrário Ruhn e Hunt morreriam. O que levou a algumas escolhas narrativas, digamos, convenientes demais. Não existia espaço para pesquisas em bibliotecas, turismo por outras Cortes, treinamento com as Valquírias, chá da tarde com a Grã-Senhora, comprar um morcego de pelúcia pro neném ou criar laços de confiança no geral.
Quando o fandom esqueceu que Casa de Chama e Sombra não iria trabalhar como uma extensão de ACOTAR, as coisas estavam fadadas a desandar. Mas a culpa não é inteiramente nossa, tá? Tanto a Sarah J. Maas quanto a editora são GRANDES culpadas nesse descontentamento. Primeiramente, Sarah que prometeu horrores desse encontro (falou até que veríamos o Nyx), que seria algo estilo Vingadores nos cinemas e a editora que escorou todo o marketing do livro nos personagens de ACOTAR. Eu passei os últimos anos falando que esse crossover não ia ser “Keep up with the Inner Circle”, mas ninguém me escutou.
Pessoalmente fiquei bem satisfeita com o crossover. E vocês são do time que amaram ou odiaram?
Arte de capa por @isakingart