O texto abaixo contém spoilers de todos os livros já publicados de ACOTAR e Cidade da Lua Crescente.
Em entrevista dada para o as autoras Christina Hobbs e Lauren Billings (que trabalham juntas sob o pseudônimo de Christina Lauren) em uma live semana passada (26/09) Sarah J. Maas fala se planejou previamente suas séries.
Leia Também: Em Entrevista Sarah J. Maas Comenta Sobre Planejamento de Suas Séries, Parte I
Em entrevista, Christina comenta que não consegue guardar segredo, então não consegue imaginar como Sarah conseguiu guardar esse segredo para que todos tivéssemos esse final [em “Casa de Céu e Sopro”]. Ela acrescenta que Jodi Picoult, que também é autora, enviou a seguinte pergunta para Sarah: “Preciso saber se Sarah J. Maas sabia que ela iria escrever aquele final incrível todo esse tempo e se sim, quando ela decidiu colidir seus mundos juntos. Não consigo compreender o conceito de que ela não havia planejado isso dede o início, e preciso saber mais sobre isso”.
Christina comenta ainda que, quando Aelin fechou os Portões de Wyrd em “Trono de Vidro”, ela teve vislumbres de mundos diferentes, e que Sarah havia dito no passado que estava bastante envolvida no processo criativo de “Cidade da Lua Crescente” quando teve a ideia de Rhys e dos mundos se cruzando. E questiona se Sarah é uma gênia, e se todos esses pequenos detalhes se juntaram no subconsciente dela, ou se foi intencional desde todo esse tempo, pois quando os leitores olham para trás, tudo se encaixa.
Eu não sabia o que fazer com meu corpo, não sabia o que estava acontecendo, senti como se tivesse saído do meu corpo porque tudo se encaixou. Eu tive essa ideia anos atrás, enquanto trabalhava no primeiro livro de “Cidade da Lua Crescente”, e plantei algumas sementes lá, e em “[Casa de] Céu e Sopro” estas sementes tinham começado a criar raizes. Quando eu finalmente escrevi aquela cena, comecei a chorar, pois era algo com o qual havia sonhado por vários anos. Alguns dos meus personagens favoritos se juntando, e as coisas dando completamente errado em “Cidade da Lua Crescente”, e aqui está Rhys, meu maravilhoso Rhys, e eu comecei a chorar quando escrevi isso. Esta ainda é uma das minhas cenas favoritas e uma das que mais gostei de escrever.