Aviso: O texto abaixo contem spoilers de Corte de Chamas Prateadas e Casa do Céu e Sopro.
Citada no capítulo 42 de Corte de Chamas Prateadas descobrimos que Gwydion foi uma lendária espada mágica e seu dono foi o último grão-rei de Prythian, Fionn. Depois de sua morte a espada e os Tesouros Nefastos desapareceram.
Ainda em Corte de Chamas Prateadas, Nestha cria de modo acidental três armas de poder, entre elas uma espada longa. Amren então conta para Azriel, Cassian e Rhys que a última espada mágica foi criada a mais de 10 mil anos.
“A última que foi Feita, a grandiosa lâmina Gwydion, sumiu na época em que o que restava dos Tesouros desapareceu.”
Já em Casa do Céu e Sopro é dito por Ruhr que a espada da linhagem estrelada foi forjada no mundo do qual os feéricos fugiram até Midgard. A espada fazia parte de um conjunto, uma adaga de lâmina longa há muito tempo perdida. E quando Bryce cai em Velaris em posse da áster tivemos então a confirmação que a Reveladora da Verdade de Azriel, era a tal lâmina.
Leia também: Revelada Primeira Linha de “House of Flame and Shadow”
Gwydion foi forjada a partir de iridium minerado de um meteorito que caiu no mundo antigo dos feericos, Prythian. O que a torna ainda mais especial é que foi mergulhada no Caldeirão durante sua forja, pela grã-sacerdotisa Oleanna. Mas afinal, quem teria forjado a espada e por que isso pode ser importante pra o futuro da história?
Uma das interrogações deixadas pela Sarah é: quem é o pai de Hunt? Nessa teoria o pai de Hunt seria ninguém menos que o deus Thurr (inclusive o padrasto de Bryce nota uma semelhança entre o genro e uma escultura que ilustrava o deus forjando uma espada em uma bigorna enquanto raios preenchem o martelo de forja).
É possível que a áster não tenha absorvido os raios de Hunt por acaso e sim porque ele tenha imbuído parte do seu poder na espada. E isso tornaria o poder de Hunt o ideal pra “carregar” a espada como acontece durante Casa do Céu e Sopro. Afinal, semelhante atrai semelhante
Se Thurr seria o pai de Hunt e Jesiba conhece a identidade dele, então Jesiba poderia ser na verdade a grã-sacerdotisa Oleanna?
No fim temos camadas de teorias que desenvolvem em torno da espada. Se a linhagem de Theia é a portadora da áster então qual ramo dessa árvore genealógica é a legítima dona da Reveladora da Verdade? Como Azriel conseguiu essa adaga? Seus ascendentes estão ligados aos antigos feericos? Ou talvez Bryce acabará levando consigo a adaga de volta para Midgard? Questões e mais questões.
Para vocês faz sentido? Me digam suas opiniões nos comentários
A teoria no original em inglês, que vocês podem ler aqui, no perfil da Yaz, the Bookish.