STRYGA – A TECELÃ
A Tecelã, também chamada de Tecelã do Bosque, é um ser imortal ctônico de imenso poder de outra dimensão a que os Feéricos de Phythian se referem como um de seus “Deuses Antigos”.
Ela e seus dois irmãos são referidos como “deuses da morte”, porque seus poderes lhes permitem comer a própria vida.
CONTEÚDO
No tempo antes do Caldeirão, a Mãe e a criação de Prythian, Stryga cruzou as dimensões de outro mundo (o texto afirma que ela “caiu” no mundo deles, junto com seu irmão gêmeo, o Entalhador de Ossos, e seus irmãos mais velho, Koschei). Os três irmãos, que eram imensamente poderosos segundo os padrões deste mundo, foram estabelecidos como “deuses” pelos antigos Feéricos que viviam no mundo, e eram então adorados por eles.
Stryga se deleitava com essa adoração e se deliciava. Ela usou a morte de outras pessoas para manter seu corpo jovem, banqueteando-se com suas forças vitais. Está implícito que parte da adoração que ela gostava envolvia sacrifícios vivos feitos para ela.
Em algum momento, uma guerreira Feérica, decidiu pôr fim ao reinado de terror de Stryga ela mesma, bem como o reino de horror criado por seus dois irmãos.
De alguma forma, essa fêmea Feérica conseguiu enganar Stryga em “diminuir seu poder e ficar confinada ao “Meio” em uma pequena cabana no meio de uma floresta. Assim, Stryga tornou-se a “Teçelã”, como companhia.
PODERES E HABILIDADES
Como seu irmão, o Entalhador de ossos, Stryga parece ter o poder de adivinhação, mas apenas para eventos que acontecerão no futuro imediato.
Além disso, como sua irmã gêmea, ela também tem um poder inato para “ver” ou “ouvir com o vento” magicamente o que está acontecendo no mundo em todos os momentos do presente (a exceção é que ela não pode “ver” o Caldeirão, embora ela possa “ouvi-lo”. Isso lhe dá uma vasta quantidade de conhecimento, que outros procuram possuir.
No entanto, seu conhecimento não lhes faz bem, pois o preço para obtê-lo é a vida deles.
As habilidades de ‘deusa da morte’ de Stryga são de natureza mágica, e permitem que ela literalmente colete a força vital de outras entidades, levando-a para seu próprio corpo e a use para se tornar mais forte, mais jovem e mais poderosa.
Ela literalmente come a vida para subsistir. Quando ela não tem acesso a tal sustento, ela envelhece (sua pele afunda e cernelha, assume uma palidez cinzenta, seu nariz cava parcialmente, seus dentes apodrecem transformando-se em “cepos irregulares”, e ela fica cega, seus olhos se tornando “podres”.Como , poços negros “em seu crânio). Ela não morre de velhice, como ela é uma imortal, mas seu corpo sofre as consequências quando ela não se alimenta dos outros.
Stryga também parece ter uma habilidade telecinética ou uma magia que pode executar tal para ela, como quando ela está em sua casa , ela consegue fechar e trancar a porta e janela apenas sua magia ou sua mente para fazê-lo . Uma vez fechada, a porta e a janela não se abrirão novamente até que Stryga queira.
O “MEIO” onde reside Stryga é um lugar selvagem sem Corte ou Grão-Senhor para governá-lo. Rhysand diz a Feyre que “a lei é feita por quem é mais forte, mais malvado, mais astuto. E a Tecelã está portando no topo de sua cadeia alimentar”. Como tal, ela é o monstro alfa no meio, e todos os outros que vivem lá a temem.
Stryga mantém um tesouro dentro de seu chalé . Existem vários instrumentos e itens de poder dentro desse tesouro, de acordo com Rhysand.