“ Eu me tornei o Sidra, antigo e profundo. ”
–Feyre Archeron, Corte de Névoa e Fúria
O Rio Sidra, ou simplesmente conhecido como Sidra é um rio que flui através de Velaris. Dois Palácios estão localizados ao lado sul do Sidra e outros dois no norte. O apartamento de Amren tem vista para o rio Sidra.
HISTÓRIA
Durante sua infância, Rhysand saía escondido da Casa do Vento e voava pela cidade, pelo rio Sidra e pelo mar.
Corte de Névoa e Fúria
Rhysand dá a Feyre um tour pela cidade de Velaris. Eles andam pelos vários Palácios da cidade, localizados perto do rio Sidra. Feyre aprende sobre a cidade e como ela foi protegida do reinado de Amarantha. Ela também aprende os nomes das várias partes da cidade, incluindo o Rio Sidra.
Durante o ataque de Hybern em Velaris, Feyre manipula o rio Sidra e o molda a sua vontade. Feyre herdou o poder da manipulação da água de Tarquin, um dos sete Grão-Senhores que a ressuscitaram e a transformaram em Grã-Feérica. Ela usa esse poder para manipular o Sidra e criar lobos de água.
CURIOSIDADES:
O Golfo de Sidra, também conhecido como Golfo de Sirte, é uma porção do mar da Líbia, uma parte do mar Mediterrâneo na costa norte da Líbia. Não se sabe se o rio Sidra retratado nos livros é inspirado por este mar, ou se esta conexão não é intencional.
Uma loja que é mencionada várias vezes em Corte de Névoa e Fúria é a loja com “coisinhas de renda” e está localizada na margem do rio Sidra. Rhysand e Feyre se seduzem com a menção dessa loja.