Cretea é a ilha na qual o povo de Miryam e Drakon foi viver depois de deixar Prythian após a Guerra.
A ilha está localizada em uma parte esquecida do mar. Sua população consiste de uma mistura de feéricos, meio feéricos e mortais. Ambos vivem lá em harmonia, de acordo com as morais de Miryam e Drakon. A ilha é protegida por magia e apenas algumas pessoas sabem disso, incluindo o Círculo Íntimo.
HISTÓRIA
Corte de Asas e Ruína
Com a guerra contra Hybern inevitável, Rhysand procurou Miryam e Drakon na esperança de conseguir sua ajuda, e tropas consideráveis de Serafins, guerreiros alados semelhantes a anjos. No entanto, sua ilha, Cretea, continha apenas ruínas antigas, indicando que eles poderiam ter fugido ao ouvir que Jurian estava tentando caçar Miryam.
Durante a última batalha com Hybern, Miryam e Drakon apareceram para ajudar as outras Cortes. Foi revelado que as “ruínas” vistas em sua ilha não passavam de um artifício para impedir a entrada de inimigos indesejados, mas as defesas mágicas funcionaram muito bem, já que impediram seus amigos de encontrá-los também. Durante todo esse tempo, Miryam e Drakon estavam de fato sãos e salvos. Junto com os guerreiros Serafins e uma equipe de mortais que haviam encontrado no caminho, eles derrotaram com sucesso o exército de Hybern.