spot_imgspot_img

Parceria Oficial

Mais Recentes

Conheça as divindades que inspiraram a Deusa de Três Faces

AliExpressAliExpress
spot_img

Quem leu Trono de Vidro, sem dúvida alguma, ficou um pouco curioso sobre os doze seres sobrenaturais que ficaram presos em Erilea. Entre eles, particularmente, o que mais me chamou a atenção foi a Deusa de Três Faces. E não é para menos, já que a deusa é fruto da adoração das famosas bruxas Dentes de Ferro.

Mas e se eu te contasse que a Deusa de Três Faces existe em outra cultura? Vamos por partes para entender isso melhor.

Leia também: Qual é o significado do nome Nyx

Ao longo de Trono de Vidro, a Deusa de Três Faces é conhecida como um ser cruel e indiferente, que não sente apreço pelos mortais. Ela também possui três manifestações físicas diferentes: Donzela, Mãe e Anciã.

A Donzela é mostrada como uma jovem de olhos negros, pele pálida, cabelos ruivos e tatuagens verdes desenhadas nas bochechas. Além de, é claro, possuir as unhas e dentes de ferro já tão conhecidos pelos fãs de Trono de Vidro

A Mãe é uma mulher madura, mas que ainda não alcançou a meia-idade. Com cabelos castanhos trançados e cobertos por um véu, ela também apresenta olhos negros com fios de ouro, dentes e unhas de ferro, além de runas tatuadas nas bochechas e na testa. 

Já a Anciã é uma mulher de mais de 80 anos com pele pálida, olhos brancos e quase ocos, tatuagens que cobrem orelhas, lábios e nariz, e as características unhas e dentes de ferro.

Agora, vamos para a parte principal: quais divindades inspiraram a criação da Deusa de Três Faces? Bom, se você já procurou entender sobre as fases da lua e paganismo, com certeza já ouviu falar da Deusa Tríplice. Mas para quem não conhece, a Deusa Tríplice é uma divindade muito encontrada na mitologia neopagã, mas também é bastante conhecida em mitos que envolvem divindades femininas de três partes. Ela simboliza aspectos chaves da feminilidade e do ciclo natural do nascimento, morte e renascimento. E assim como em TOG, ela é dividida e conhecida por três arquétipos: Donzela, Mãe e Anciã. 

E o que a lua tem a ver com isso? É fácil de entender: as fases da lua estão diretamente ligadas aos arquétipos da Donzela, Mãe e Anciã. A Lua crescente representa a Donzela, a lua cheia representa a Mãe e a lua minguante representa a Anciã. Ou seja, as três faces variam de acordo com as fases.

Créditos: irenhorrors

Do outro lado da moeda, a Deusa de Três Faces também foi inspirada em uma divindade bem conhecida da mitologia grega: a Hécate. Ela foi uma das várias divindades adoradas e conhecida como protetora do oikos (família) ao lado de Zeus, Héstia, Hermes e Apolo. Suas funções se estendiam além dos reinos dos céus, terra, mares e submundo, já que ela era a deusa da magia e da feitiçaria. Ela também era conhecida pela ligação com a noite, luz, fantasmas, necromancia e lua. Além disso, ela era a deusa e protetora dos oikos.

Hécate era geralmente representada de três formas ou corpo triplo. Com o passar do tempo, a forma tríplice de Hécate evoluiu para a representação da deusa com três faces. 

E vale lembrar que deusas de outras culturas também são chamadas de deusas de três faces, e sabemos que Sarah J. Maas sempre traz o universo de outras culturas para as obras não é novidade. Mas você já sabia sobre a Deusa de Três Faces?

Foto de capa: irenhorrors

AliExpressAliExpress

DEIXAR UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

INSCREVA-SE

Não perca nada! Deixe seu email e receba novidades e informativos do ACOTAR Brasil em primeira mão!

VEJA TAMBÉM

spot_imgspot_img