Se existe algo que podemos dizer que move o fandom de ACOTAR e dos livros da Sarah como um tudo, são as artes. Temos um dos fandons mais prolíficos quando se trata de produzir ilustrações, desde retratos de nossos personagens favoritos a cenas que emocionaram no papel e são levados a vida pelas mãos de artistas talentosos.
Nos últimos meses surgiu uma leva de ”artes” super realistas que rapidamente conquistaram os fãs, tão perfeitas que mais pareciam fotos saídas da nossa imaginação. Mas aí que entra o porém: não são artes genuínas e sim imagens geradas por uma inteligência artificial.
Alguns de vocês talvez possam estar imaginando: ué, mas qual o problema nisso? O problema é que esses programas não criam do nada, eles precisam de um banco de dados (que mescla as imagens a partir de palavras-chaves) e entrega a “arte perfeita” no final. Esse banco de dados é formado por ilustrações já existentes e nenhum artista liberou seu trabalho para ser usado desse modo. Lembrem que grande parte das artes é feita a partir de encomendas pagas. É literalmente o ganha pão das pessoas! Não é só antiético, é roubo.
Leia também: Exclusiva! Entrevista com os ilustradores das capas americanas de ACOTAR
Dominique Wesson, Charlie Bowater, Fernanda Fernandez, Briel Yasmin. São exemplos de artistas conhecidas no fandom de ACOTAR e que tiveram suas ilustrações inseridas nesses bancos de dados sem autorização.
Infelizmente não para por aí, há quem esteja vendendo essas artes geradas por AI. E não se enganem, tem muita gente lucrando com a ignorância dos que não sabem e também com o mal caratismo daqueles que sabem, mas não se importam. O que levou a equipe de licenciamento da Sarah a se manifestar acerca da mais recente controvérsia envolvendo, mesmo que indiretamente, seus livros. E adivinhem? Sarah J. Maas é terminantemente contra imagens geradas por AI e elas não tem permissão de serem vendidas sendo atreladas as seus personagens.
Diversos artistas lançaram threads no Twitter ou destaques no Instagram para explicar a problemática das AI do ponto de vista profissional. Elencando formas de identificar imagens geradas e como essa prática é prejudicial para a comunidade artística. Para mais informações acessem os links abaixo:
O que é A.I no fandom de ACOTAR
AI rouba de artistas reais. Então lembre-se que Sarah J. Maas não apoia AI, e Feyre Archeron é uma artista. Apoie a autora que você gosta e a personagem que você ama.