spot_imgspot_img

Parceria Oficial

Mais Recentes

Opinião: Elain Archeron e o estigma da feminilidade

AliExpressAliExpress
spot_img

Aviso: o texto a seguir, embora entre levemente na área dos possíveis casais e a ship war que o fandom de ACOTAR vive nos últimos tempos, não tem como tema central defender ou negar nenhum dos ships. Dito isso, vamos lá! 

É uma verdade universalmente conhecida (ou deveria ser) que nenhum personagem escrito por Sarah J. Maas é isento de erros ou comportamentos moralmente questionáveis. E Elain Archeron não seria diferente. Nossa vidente divide opiniões: há quem a odeie com afinco, há quem a ame e defenda com paixão. Mas se tem uma coisa que é inegável entre os leitores de ACOTAR, é sua capacidade assustadora para o ódio não justificado. E vejam só, não estou aqui para dizer que Elain é um anjo de perfeição, que existem desculpas plausíveis para sua imobilidade quando sua família passava fome ou sua omissão quanto ao tratamento que Feyre recebia de Nestha. Mas que  diferente de outros personagens, Elain nem de longe merece o tanto de hate que recebe como podemos facilmente atestar em qualquer enquete (já vi votações onde as pessoas a colocaram como a que merecia morrer na frente de Beron e até Tamlin). Mas afinal, por que Elain é tão odiada?

A bem da verdade é que essa reposta vem em camadas. Sim, tem gente que nunca superou o desgosto pelas irmãs tratarem a Feyre mal, mas diferente da Nestha (que basicamente é rejeitada pela forma como tratava as pessoas a sua volta), Elain é taxada de inútil e sem personalidade. É necessário lembrar que embora Sarah pareça ter esquecido que precisava desenvolver uma boa parcela de seus personagens, Elain nunca teve sua perspectiva mostrada! Não sabemos quais são seus medos, anseios, seus sentimentos acerca da parceria com Lucien, sua relação com a nova vida como feérica. Sabem quem também tem zero desenvolvimento e muito menos personalidade definida? Azriel. Mas ninguém vê teorias mirabolantes de como apenas um arco de vilão seria capaz de tornar ele interessante, não é mesmo? E para fins de importância no plot, a realidade é que Elain fez muito mais que Azriel, Cassian e Mor, por exemplo.

Elain não é inútil, ela apenas não é a protagonista dos livros que lemos.

Em segundo lugar e com grande peso na forma como veem ela, temos: a rejeição a personagens que performam feminilidade padrão. Sim, esse é o momento onde estarei chamando o fandom de ACOTAR de machista. Mas isso não é culpa exclusivamente nossa, e sim de como o feminino é caracterizado na cultura pop e em especial em livros de fantasia. Personagens ultra femininas sempre foram associadas a duas abordagens nas mídias visuais: ou como a vilã fútil que tenta prejudicar a mocinha (não é a  toa que tantas pessoas seguem defendendo teorias de uma Elain vilã) ou como donzela frágil que precisa de salvamento. Embora Aelin e Feyre não neguem nem rejeitem sua feminilidade, elas são também guerreiras poderosas com habilidades em combate, o que as tornam bem diferentes de Elain.

Yrene e Elide de Trono de Vidro são dois exemplos de personagens que não lutam com espadas, mas que no fim também ajudaram a salvar o dia! Elain não precisa ser tornar uma vilã, uma espiã, ou uma guerreira para ter sua história contada. E sua aparente fragilidade e aparente inaptidão podem ser superadas sem que ela se torne uma cópia em carbono de suas irmãs.

E, por fim, e não menos relevante, temos o ódio causado pela “ship war”. Odeiam Elain porque ela “não é boa o suficiente pro Az” ou “porque ela não merece o Lucien”. Gente, mas alguém parou para pensar que talvez eles que não mereçam ela? (alô, Azriel tô falando de você. O que você merece é terapia, moço). Elain será a protagonista de um dos próximos livros, então é de bom tom que as pessoas façam as pazes com a ideia de que ELA será o foco da narrativa, que é o crescimento dela que veremos. E que qualquer um dos dois que venha a formar casal com ela, será apenas o interesse amoroso/personagem suporte.

Nossa, então quer dizer que a Elain é uma pobre injustiçada e ninguém pode desgostar dela? Epa, pode odiar sim, ninguém é obrigado a gostar dela. Eu particularmente tenho minhas questões com a florzinha: o comportamento quando elas eram pobres, o fato dela sequer reconhecer o Lucien como pessoa, o aparente oportunismo de ficar do lado da irmã que convém e mais algumas coisas. Coisas essas que serão (espero) abordadas e desenvolvidas no livro dela.

Eu parto do princípio que embora eu não ame, odiar também não odeio!

E vocês? São do time pro Elain ou contra Elain? Existe justificava pra tanta rejeição? Ou esse é só mais um exemplo do fandom de ACOTAR sendo exageradamente passional?

 

Créditos da arte: @bethgilbert_art

AliExpressAliExpress

2 COMENTÁRIOS

  1. Seria uma excelente matéria, se no final não deixasse óbvio sua posição na Shipp War e deixasse claro que não se tenta entender os sentimentos dela.
    Ela não age como se o Lucien não fosse uma pessoa, ela fala com ele, mas a partir do momento em que deixou claro não o querer, ela fica desconfortável com a pressão da parceria.
    Aparente conveniência? Acosf respondeu isso ao mostrar pela visão da própria Nestha que a Elain se afastou dela porque ELA quis, ela fugiu da Elain e depois a magoou acusando-a de deixar o pai morrer (e se arrependeu, claro).
    E não é apenas o Azriel que precisa de terapia, o Lucien e a Elain também! Todos tem traumas, tanto pessoais como com relacionamentos.
    Todos tem suas individualidades e problemas, não apenas Elain e Azriel.
    E o Lucien não está satisfeito com a Elain e a compara a Jesminda, então ele não é o “injustiçado”, como tentam fazer parecer, ele só está tendo q lidar com algo q a Elain também está e os dois o fazem a sua maneira, e até que tenha a conversa deles no livro da Elain, não tem cabimento colocar o peso todo na Elain.
    Enfim, achei uma tentativa boa, só me incomodou um pouco não ter tido imparcialidade de verdade

  2. Nossa mas numa post de desfesa da Elain chamar ela de oportunista??? Entendam q só pq a nestha disse isso numa briga, não significa q seja verdade. O cassian desmentiu isso! Me explica aí, se a Elain fosse oportunista pq ela foi a primeira a se prontificar em ajudar a feyre em acomaf quando ela e a nestha viviam bem e ajudar os feericos só ia trazer malefícios pra Elain?? E sobre o Lucien, ela não deve nada a ele, fãs de parceria tem q lembrar do rhys dizendo q nem toda parceria é perfeita, parem de julgar a Elain por não “reconhecer o Lucien”, ela não tem interesse e tá tudo bem, até ele já aceitou isso, só vcs q não…

DEIXAR UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

INSCREVA-SE

Não perca nada! Deixe seu email e receba novidades e informativos do ACOTAR Brasil em primeira mão!

VEJA TAMBÉM

spot_imgspot_img