Fãs de toda e qualquer coisa, desde bandas, até filmes, séries, arte e livros, gostam muito de se identificar com o que consumem. Na saga Corte de Espinhos e Rosas, os leitores podem não só ter personagens preferidos, mas também Cortes favoritas – elas são sete, cada uma é governada por um Grão-Senhor e ficam localizadas em Prythian, a terra dos Feéricos. Neste texto, vamos usar a imaginação e pensar em quais locais do Brasil e do mundo poderiam ser a Corte Primaveril, comandada por Tamlin.
Holanda
Conhecida como o País das Tulipas, a Holanda, na Europa, encanta não só turistas, mas seus próprios moradores, entre os quais muitos trabalham com o cultivo, colheita, manutenção e venda de flores.
Na capital Amsterdã, a primavera é marcada pelas tulipas e há três atrações principais: o Bloemenmarkt, o mercado de flores inaugurado em 1862 e localizado nas margens do canal Singel; o Jardim Botânico, inaugurado em 1638 e que possui uma série não só de flores, mas também de plantas raras; e por fim temos o Museu das Tulipas, que conta a história de como essa espécie de flor chegou na Holanda e se tornou tão famosa.
Já em outros locais da Holanda, como em Lisse por exemplo, está o Parque Keukenhof, o maior jardim de flores do mundo, conhecido como Jardim da Europa. Por lá as flores podem ser vistas somente entre os meses de março e maio, ou seja, durante a primavera no Hemisfério Norte. Há ainda outras regiões, como a Flevoland, a Bollenstreek Route e a cidade de Noordoostpolder, que também têm longos tapetes de campos de tulipas e outras flores.
Holambra – Brasil
A pouco mais de 400 km de São Paulo está a cidade considerada a Holanda brasileira: Holambra (união das palavras Holanda, América e Brasil). O local é o maior produtor de flores do país e possui uma grande comunidade holandesa de imigrantes, o que se reflete em vários pontos turísticos e arquitetura da cidade.
Além de locais com estufas de flores, há também diversos campos pela cidade, com diferentes espécies de flores, como angelônias, crisântemos, gérberas, girassol, lavanda, lisiando, margarida, entre diversas outras.
Se você já foi para Holambra, ou vive na cidade, nos conte nos comentários se também consegue imaginar a Corte Primaveril nesta cidade brasileira.
Provence – França
Localizada no sudeste da França, Provence é uma região com uma série de cidades antigas, que possuem lindos jardins, em especial os que são plantações de lavanda, que se tornaram uma das principais características do território.
A famosa cidade de Marselha é uma das mais populares da região, que pode ser aproveitada pelos amantes de flores na primavera, mas também no verão quando as plantações de girassol e lavanda começam a florescer.
No vilarejo de Gordes é possível visitar o Museu da Lavanda, enquanto em Sault, que fica no alto de uma colina, é possível observar diversos campos de flores. Para quem gosta de cosméticos, em Manosque é possível visitar a fábrica da L’Occitane.
Cunha – Brasil
Entre montanhas e na divisa dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a cidade paulista Cunha, também chamada de Mar de Morros, é conhecida por suas plantações de lavanda – assim como a Provença. A principal atração do local é O Lavandário, uma propriedade rural que possui mais de 40 mil pés de lavanda e de outras plantas, principalmente ervas aromáticas.
É possível visitar o local de sexta a domingo (e feriados), das 10h às 16h30. A propriedade contém uma loja, na qual são vendidos diversos produtos, como óleos essenciais, chás, sorvetes e cosméticos, além também de um café com vista para os morros próximos e as plantações.
O Contemplário é outra propriedade com campos de lavanda, na qual também é possível realizar passeios, piqueniques e compra de produtos da região.
Joinville – Brasil
Uma das cidade mais famosas de Santa Catarina, estado da região sul do Brasil, Joinville é muito conhecida pela Festa das Flores, que acontece há mais de 80 anos e já chegou a receber 100 mil pessoas para contemplar seus jardins.
Além disso, a prefeitura criou em 2021 a Rota das Flores, uma jornada por diversas propriedades da região que produzem diferentes espécies de flores. Fazem parte da rota as propriedades Parque dos Hemerocallis, Garden Schulz, Orquidário Reinheimer, Flora Neitzel e Suculentas Encantadas. Vale ressaltar também que durante os meses de novembro e dezembro as estradas da região ficam completamente floridas por hortênsias, flores populares no sul.
Se você tem sugestões de outros locais do Brasil e do Mundo que poderiam ser a Corte Primaveril, nos conte nos comentários, pois podemos atualizar o texto posteriormente.