Há um ano atrás, Sarah J. Maas confirmava em seu Instagram a adaptação de Corte de Espinhos e Rosas para a televisão em formato de série, pelo canal da Hulu. A notícia não foi bem recebida entre os fãs mais fervorosos de ACOTAR e imediatamente começaram as especulações sobre como a adaptação seria trabalhada e, claro, qual seria o elenco ideal para trazer esses personagens a vida. Hoje, após um ano de espera e sem grandes novidades, é possível dizer que independentemente dos atores e atrizes escolhidos, nenhum deles será bem aceito pela legião de fãs de Corte de Espinhos e Rosas.
Não é nada difícil encontrar na comunidade de fãs de ACOTAR, comentários como: “Não existe ninguém bonito o suficiente para interpretar o Rhys” ou “Ela não tem as características exatas da Feyre” e comentários desse tipo são compreensíveis até o momento que ultrapassam o limite da opinião e passam a ser considerados fatos, o que acontece muitas vezes, não somente com essa adaptação, mas com outras.
Assim, os “fatos” acabam tornando-se ataques que atingem desde a atores e atrizes selecionados para o papéis, a equipe responsável pela adaptação e até mesmo o autor responsável pela obra. O bullying virtual que atores e atrizes recebem quando são escalados ou até mesmo considerados para papéis que envolvem personagens de livros, é frequente e aterrorizante, principalmente se esses atores selecionados para o papel não obedecem a risca a descrição minuciosa de aparência dos livros ou não correspondem as expectativas do público. Os resultados desses ataques variam de dano psicológico aos profissionais envolvidos, má publicidade e até mesmo boicote e cancelamento do projeto.
Um bom exemplo desse tipo de situação, foi o que aconteceu com a atriz Danielle Rose Russel em 2021, quando a atriz curtiu o post de Sarah anunciando a adaptação de ACOTAR para a televisão e imediatamente iniciaram-se os rumores de que ela poderia ser a atriz selecionada para viver o papel de Feyre Archeron. Russel, que já tinha declarado em entrevistas ser fã da saga de livros, nunca confirmou esses rumores – que provariam mais tarde serem falsos – mas isso não impediu o linchamento virtual de fãs do livro nas suas redes sociais, alegando que ela seria “muito gorda” para interpretar Feyre. Com a onda crescente de ódio, a atriz desativou seu Twitter e deu unfollow em todos seus seguidores do Instagram.
Essa conjuntura, infelizmente, não está limitada aos fãs de ACOTAR e é imprescindível iniciar o debate e conscientização desse tipo de preconceito que ocorre na indústria de adaptações literárias em streaming. Para isso, é importante manter em mente que a literatura e o cinema/TV são formas de arte que buscam atingir o público de maneiras distintas, portanto julgar uma adaptação literária baseada em seu nível de fidelidade ao livro torna-se impossível. Tal como declara um grupo de estudantes de cinema de Brasília, intitulado Cineclube do Dfm:
“Há pelo menos dois problemas com este tipo de visão. O primeiro deles é o de que, como se costuma dizer, uma vez pronto, o livro deixa de pertencer ao seu autor e passa a pertencer aos seus leitores; ou seja, ele é passível de gerar diferentes leituras e interpretações em diferentes pessoas e a do diretor é apenas mais uma delas (a propósito, o mesmo pode ser dito dos filmes). O segundo, mais fundamental, decorre do fato de ser impossível converter uma obra literária, palavra por palavra, para um meio completamente diferente como o cinemático. Cinema e literatura pertencem a universos midiáticos diferentes, que utilizam elementos distintos para veicular suas mensagens: a palavra escrita, no caso da literatura, e a imagem em movimento, associada ou não ao som, no caso do cinema. Portanto, não há como evitar: adaptações literárias para o cinema devem, necessariamente, conter mudanças em relação às obras originais.”
Assim, é fundamental saber que o trabalho de um ator não limita-se apenas a sua aparência, mas principalmente pela forma que a personalidade do personagem será incorporada e como o roteiro planeja moldar esse personagem. O público fã dos livros deve se ater principalmente ao trabalho final que a adaptação irá mostrar, para só assim, fazer um julgamento conciso. Afinal, uma adaptação para a televisão necessita não apenas de atores competentes, como também um roteiro cativante, um bom orçamento, fotografia, locação, edição, trilha sonora, produção, entre outros, impecáveis. Em suma, a seleção de um elenco nunca deve ser parâmetro absoluto para o nível de qualidade de uma obra de adaptação. E da mesma forma que livros não devem ser julgados pela capa, atores e atrizes não podem ter suas competências medidas de acordo com suas aparências.
Concordo plenamente, sou leitora, sou fã e fico indignada com esses ataques q os atores sofrem por pessoas acharem q não é o mesmo que está no livro.
Gente nenhum livro pode ser adaptado perfeitamente a TV, pois temos convergência em mtas coisas.
No livro podemos fazer qualquer coisa, mas na vida real nem tudo é possível. Temos limitações.
Sinceramente, gosto mais quando as adaptações deixam claro que haverá mudanças. Isso diminui as expectativas dos fãs do livro.
Sobre hates, independente do assunto, é sempre vergonhoso de se ver.
Muito necessário falar sobre isso, especialmente pq essa fanbase as vezes parece o Tamlin de tão tóxica. 😕💔
Ao invés das pessoas aprenderem algo bom com o livro preferem continuar colocando uns aos outros em situações desagradáveis.
Vamos aprender a respeitar um pouco mais o espaço dos outros galera😘
Já tenho a imagem mental da Kristine Froseth como Feyre e Mackenzie Foy como Elain, quaisquer outras atrizes que forem escolhidas vou ter que tentar controlar a decepção, mas nada justifica soltar hate pra cima dos escolhidos.
As vezes parece haver uma falta de esforço pra se manterem fiel ao livro, é frustrante, e dependendo tira a vontade de assistir, mas sair por aí disseminando ódio não vai mudar nada, só vai fazer a pessoa parecer imatura e chata.