Na mitologia nórdica, as Valquírias são guerreiras escolhidas por Odin e encarregadas de diferentes responsabilidades. Uma dessas tarefas é escolher os guerreiros mortais dignos de irem a Valhalla ou aos campos da deusa Freyja após a morte. Essa função pode, inclusive, ajudar na compreensão da etimologia da palavra Valkiria, “Escolhedor dos Mortos”.
Na histórias da mitologia, elas vestiam capas feitas de penas de corvos e cisnes, e existem versões em que essas capas se transformavam em asas para que eles pudessem sobrevoar os campos de batalha. E como sempre que vão para a luta, elas vão cavalgando, em algumas representações a valquírias aparecem com cavalos alados, juntando as duas coisas.
Atualmente, acredita-se que as Valquírias foram inspiradas em mulheres nórdicas guerreiras reais, principalmente após a descoberta de túmulos antigos pertencentes a mulheres que continham diversas armas.
VALQUÍRIAS EM ACOTAR
A partir desse momento, haverá spoilers do livro Corte de Chamas Prateadas
Em Corte de Chamas Prateadas, a escritora Sarah J. Maas através, principalmente, das personagens Nestha Archeron, Emerie e Gwyneth Berdara, nos presenteia com essa parcela da mitologia nórdica.
Consideradas poderosas guerreiras, as Valquírias desapareceram após a Grande Guerra, porém seus ensinamentos continuaram perpassando as gerações, em especial a técnica de “tranquilizar a mente”. Voltado a acalmar a mente e as emoções, tal método proporciona um maior controle mental durante situações intensas, como uma batalha, e sob os medos. Para as valquírias, a mente era uma arma extremamente forte, em especial quando treinada.
Como citado acima, as valquírias da mitologia podem ser associadas a cavalos alados, então não é surpresa nenhuma que na história Sarah tenha colocado um Pégaso, inclusive na noite do pijama das três amigas.
Para perpetuar o legado das Valquírias, a sacerdotisa Merrill começou a desenvolver um livro sobre as guerreiras, descrevendo, inclusive, o renascimento delas por meio de Nestha e suas amigas, Emerie e Gwyneth.
Arte de capa por witchlingsart