Atenção: Esse post pode conter spoilers de Corte de Chamas Prateadas.
Durante a participação no Smart Podcast, Trashy Books, Sarah J. Maas esclareceu um dos principais pontos de discussão entre os fãs: as histórias com finais tristes.
É fato e, sem dúvidas, também seguro dizer que nenhum leitor no mundo se sente inclinado a ver seus personagens favoritos morrendo ao longo de obras ficcionais, e com Sarah J. Maas não é diferente.
SJM afirma que não se sente bem quando as pessoas tentam controlar os gostos umas das outras e que não gosta de histórias com finais tristes. Terminar um livro de romance que o casal não fica junto? Nem pensar! Mesmo que a obra seja muito interessante, livros com essa abordagem nunca passam duas vezes pela biblioteca da autora.
“Gosto dessas histórias de vez em quando, mas eu pessoalmente não gosto de reler histórias onde todo mundo morre no final ou o casal pelo qual estava torcendo por dez livros não termina junto.” disse Sarah. “Não faz o meu estilo”.
Fã declara de “O jogo do amor/ódio”, SJM contou que sente um carinho especial por histórias que caminham para finais felizes. E, particularmente, também conta que ler obras felizes foi de grande ajuda durante momentos difíceis.
Ao ser questionada sobre Nestha, Sarah segue o mesmo princípio:
“Nestha é uma grande leitora de romances até antes do livro começar, e mesmo quando ela está tão fechada do mundo e em tanto desespero, o fato de ela ler esses romances sempre foi uma indicação de que ela quer, sim, ter essa vida feliz.”
Sarah explicou que uma parte de Nestha acredita fielmente e tem esperança de viver um final feliz, por isso os livros fazem parte da própria história. Ela se sente intimamente ligada as obras literárias e aos enredos de amizade que elas trazem. E é exatamente por esse motivo que Nestha sempre sente a necessidade de compartilhar suas leituras com Emerie e Gwyn.
“Os finais felizes as deixam felizes, mas elas têm suas próprias jornadas obscuras, e o romance as ajuda a passar por elas também.”
A tradução do podcast foi feita pela equipe ACOTAR Brasil.