Hoje voltamos para falar um pouco sobre algumas obras de arte pertencentes ao movimento artístico do século 19 e associá-los a alguns personagens do mundo de ACOTAR. Lembrando que as obras mostradas aqui possuem inúmeras interpretações, portanto uma única interpretação não deve ser levada como verdade absoluta.
- O nascimento de Vênus – Sandro Botticelli
Essa é uma das obras mais famosas do mundo e já foi reproduzida por inúmeros artistas, mas hoje vamos falar sobre a versão de Sandro Boticelli. Encomendada por um membro da poderosa família italiana Médici – sim, a mesma da rainha francesa, Maria de Médici – a pintura representa a deusa romana Vênus emergindo do mar, também conhecida como Afrodite na cultura grega, que é a deusa do amor, da beleza e da sexualidade. Nesse quadro, no entanto, Vênus é retratada de uma forma pudica, pois tenta esconder sua nudez cobrindo os seios com a mão e sua região intima com a outra. Isso traz um ar de beleza pura, quase casta, mas com um ar ainda sensual. A esquerda do quadro temos os deuses do vento soprando flores para ela, mas a direita temos a deusa da primavera, tentando protegê-la e cobrir sua nudez. A pintura possui diversos elementos a serem discutidos, mas por enquanto, vamos nos ater a esses.
Novamente em Corte de Névoa e Fúria, em alguns trechos específicos podemos notar como Elain Archeron pode ser relacionada ao quadro de Botticelli, pois sempre foi considerada a mais bonita das três irmãs, além de ter sido preparada desde nova para se casar, novamente por sua beleza e personalidade amorosa. Além disso, a beleza de Elain sempre foi tratada como algo casto e puro.
Trechos de Corte de Névoa e Fúria Páginas 634-635, 259:
“O rosto de Elain tinha, de alguma forma, se tornado mais lindo — infinitamente lindo […] Lucien grunhiu para o rei apesar da magia que feria seu pescoço: — Não a deixe no maldito chão… Um clarão de luz surgiu, e um arranhão soou, e, então, Lucien estava andando na direção de Elain, livre das amarras […] Quando Lucien tirou o casaco e se ajoelhou diante de Elain. Ela se encolheu para longe do casaco, dele…”
“Então, o rosto de Elain surgiu por cima do ombro redondo da Sra. Laurent.
Linda… ela sempre fora a mais linda de nós. Suave e encantadora, como um crepúsculo de verão.”
Deixem suas sugestões de mais obras que poderiam ser relacionadas a ACOTAR nos comentários.