Já pensaram como algumas obras de arte, pertencentes ao movimento artístico do século 19, podem ser associadas a alguns personagens do mundo de ACOTAR?
Lembrando que as obras mostradas aqui possuem inúmeras interpretações, portanto uma única interpretação não deve ser levada como verdade absoluta.
- O Pesadelo – Johann Heinrich Fussli
Essa obra pertencente ao movimento Pré-Rafaelita, já foi reproduzida pelo artista pelo menos quatro vezes, e possui inúmeras interpretações relacionadas principalmente a gárgula e ao cavalo, que podem ser relacionadas a crença, folclórico do cavalo, sexualismo da gárgula como o demônio Íncubos e, atualmente, ao distúrbio da paralisia do sono. No entanto, vamos utilizar nesse post a interpretação mais básica referente a mulher, que está deitada de costas, com os braços para fora da cama, a cabeça levemente caída, que dorme mesmo em uma posição desconfortável e, sobre ela, a gárgula que representa os pesadelos e a paralisia do sono.
Associando ao universo de Corte de Espinhos e Rosas, é fácil fazer uma relação desse quadro ao início do segundo livro, Corte de Névoa e Fúria, em que Feyre ainda se sente dominada pelos acontecimentos de Sob a Montanha e constantemente tem pesadelos com Amarantha.
Trecho de Corte de Névoa e Fúria – Página 199:
“Estava deitada nua e de barriga para cima em um piso de mármore vermelho familiar enquanto Amarantha deslizava uma faca por minhas costelas expostas, e o aço arranhava levemente minha pele.
— Humana mentirosa e traidora — ronronava Amarantha. — Com seu coração imundo e mentiroso.
A faca roçava como uma carícia fria. Eu lutava para me levantar, mas o corpo não funcionava.”
Essa matéria será dividida em três partes, então fiquem ligados no portal. Deixem suas sugestões de mais obras que poderiam ser relacionadas a ACOTAR nos comentários.