A nossa querida série escritora pela Sarah J. Maas, possuiu fãs pelo mundo todo. Em várias redes sociais, é fácil encontrar fanarts de ACOTAR, Trono de Vidro e Crescent City.
E no Brasil não seria diferente, com artistas talentosos nas terras tupiniquins, nossos artistas nacionais não nos deixam na mão e entregam artes maravilhosas de nossos personagens queridos. Com o intuito de valorizar a arte nacional, estaremos entrevistando artistas nacionais e trazendo a vocês esse bate papo com eles nas quintas feiras.
A nossa artista de hoje a contar um pouco de sua trajetória é a Elly Ness, estudante de Artes Visuais.
Lucien Grã Senhor da Corte Diurna (Corte de Espinhos e Rosas)
Ilustração: Elly Ness
Abaixo vocês poderão ler a entrevista na íntegra, e apreciar algumas de suas obras.
Como começou este interesse por arte?
Desde pequena sou interessada em diversos ramos da arte, não só a ilustrativa, e em casa sempre tive muito apoio dos meus pais, então sempre que eu tinha oportunidade, eu estava desenhando ou pintando alguma coisa. Atualmente curso Artes Visuais na faculdade.
Como percebeu ela como uma forma de trabalho profissional em sua vida? Conte um pouco da sua trajetória.
Sempre fui muito insegura com a arte como profissão, e acho que isso é um pouco de culpa da sociedade brasileira e a falta de estímulos da educação. Não é raro você escutar alguém dizer “Vou ir vender arte na praia” quando as coisas começam a dar errado. Como se a arte fosse a última opção possível. Mas, em minha volta e círculo social, as pessoas sempre me apoiaram muito. Então vez ou outra eu conseguia fazer um retrato, ou era chamada para ajudar
em projetos da escola e etc, que foi quando aos poucos eu percebi que era possível (com muito esforço) se manter por meio da arte. Mas, eu ainda possuía a barreia de apenas desenhar tradicionalmente, foi quando em 2014 eu ganhei uma mesa digitalizadora e aos poucos eu comecei a entrar no ramo de desenho digital. No início eu não era muito apegada, tanto que fiz pouquíssimos desenhos nesse meio tempo, e em grande parte eram fanart de BTS e kpop em geral, mas nunca tive muito retorno da internet. Porém esse ano, que eu comecei a fazer fanarts de ACOTAR e pegar pesado no digital.
Como você cultiva seu dia a dia para se manter criativo?
Sempre procuro estar em contato com a natureza, que é uma das coisas que mais me inspiram, e também na leitura. Eu gosto muito de ler e imaginar cada cena e detalhe, e os livros já me dão um universo perfeito e pronto para ser
ilustrado. Depois das leituras, eu gosto muito de rodar o Pinterest e procurar por fotos e lugares que me tragam a vibe ou aesthetics que o desenho que está em minha mente me proporciona.
Você já fez parcerias com outros artistas? Quais?
Nunca fiz, mas atualmente eu estou bem interessada em parcerias e em como elas funcionam!
Você tem projetos engavetados?
Alguns! Eu nunca paro, então sempre estou em busca de novos projetos e ideias.
Quais são seus próximos passos profissionais?
Eu estou há algum tempo pesquisando e me organizando para abrir uma lojinha que eu possa vender alguns produtos com as minhas ilustrações, como marca páginas e prints de desenhos. Mas ainda tem muito chão pela frente.
Você sempre está buscando novas tecnologias de desenho? Quais são suas favoritas?
Eu não procuro muito novas tecnologias para ser sincera, mas no momento eu tenho o objetivo de comprar um Ipad para que eu possa desenhar com mais facilidade, e em vários lugares, não apenas em casa. Eu uso o Photoshop para
desenhar, desde o começo esse é o programa que eu uso. Já tentei alguns outros programas, mas pra mim ele é o mais completo. Já ouvi dizerem que ele é muito complicado e difícil de aprender, mas eu sou completamente autodidata e já tomei bastante na cabeça, mas acho que o importante é não desistir, e também gostar bastante do que você faz.
Quais são suas referências para chegar no seu traço atual?
Ter um traço é uma coisa bem complicada, e que eu nunca achei que realmente chegaria a ter um. Na minha cabeça, ter um traço era só saber desenhar de um jeito, mas depois de começar as ilustrações, foi que eu percebi que o “traço” é apenas uma forma de desenho que você escolhe entre tantos outros para usar constantemente, não que você não saiba desenhar de outra forma. Tanto que o jeito que eu ilustro as fanarts não tem nada a ver com a forma que eu desenho para a faculdade ou tradicionalmente.
Já que estamos falando em estilo de traço e desenho, cite 5 artistas ou estúdios que te deixam de boca aberta.
Guweiz, JocelinCarmes, tomislav_art, Kohffi, e o Alan Lee!
Como conheceu as obras de Sarah J. Maas? Qual seu livro e personagens favoritos? Caso não tenha lido, tem planos para ler?
Essa é uma boa pergunta, eu conheci praticamente sem querer, quando eu estava procurando um outro livro. Já tinhas visto muita gente lendo, mas eu sempre achei a capa muito horrenda, e infelizmente eu julgo o livro pela capa. Então sem querer eu li, e acabei todos os livros em 1 semana, de tanto que gostei.
Qual personagem de Sarah J. Maas você ama fazer fanart?
Acho que eu não tenho um favorito em si, acho que cada personagem tem sua importância e todos merecem ser ilustrados, mas sem dúvidas personagens secundários são os que eu mais me sinto inspirada a desenhar.
Qual personagem de Sarah J. Maas mais solicitam trabalhos à você?
Sem dúvida alguma Gwynriel! Eu já desenhei tanto Gwynriel que nem sei.
Possuiu personagens que são criações originais?
Sim! Eu tenho toda uma história planejada para toda uma história com OCs, mas infelizmente não tenho tido tempo para finalizar a ideia. Entretanto eu já consegui apresentar um deles para os meus seguidores do insta!
Qual trabalho você considera o ápice de sua vida profissional?
Eu não acho que eu tenha tido algum ápice na minha vida profissional ainda, mas um desenho que chamou muita atenção das pessoas, e me deu muita visibilidade foi o Lucien como Grão Senhor, e também o Helion e a Senhora da Corte Outonal, que eu creio que são os queridinhos das pessoas!
Qual a obra favorita que você já fez?
A cada obra finalizada eu me apaixono, então quase sempre é a última que fiz. Atualmente é o Cassian Pai de Menina!
Helion e Senhora da Corte Outonal (Corte de Espinhos e Rosas)
Ilustração: Elly Ness
OCs (Personagem Original da Artista)
Ilustração: Elly Ness
Conheça mais do trabalho da Elly Ness, acessando seu Instagram, clicando aqui.