As sagas desenvolvidas por Sarah J. Maas promovem a colisão e o envolvimento de diversas culturas e folclores perpetuados em vários países.
Neste caminho percorrido como leitores, nos deparamos com uma certa saga e percebemos alguns aspectos em comuns. Estamos falando da saga The Witcher, do escritor polonês Andrzej Sapkowski. Atualmente, a saga de Andrzej se tornou conhecida recente pelo seriado produzido e lançada pela Netflix em 2019, estrelado por Henry Cavil.
Kelpie
São criaturas espirituais da cultura celta que vivem no mundo aquático, principalmente, em rios e lagos profundos, geralmente assumindo a forma de um cavalo, mas também, podem assumir uma forma humanoide. Normalmente, atraem suas vítimas para serem afogadas e devoradas.
Em ACOSF, conhecemos a espécie Kelpie quando Nestha, Cassian e Azriel foram ao pântano de Oorid.
No mundo de The Witcher, esta criatura também é mencionada nas lendas e, inclusive, é o nome do cavalo de Cirilla Fiona Elen Riannon, mais conhecida como Ciri, uma das protagonistas da série.
Caçada Selvagem
Parte do folclore europeu, são um grupo de cavaleiros espectrais que saem à noite pelos céus ou pela terra, para realizar suas caçadas, acompanhados de cães de caças, valquírias, entre outros. Dizem que os indivíduos que cruzavam o caminho durante suas caçadas eram abduzidos por eles. Os habitantes acreditavam que o evento era um presságio para guerra, fome e morte.
Em ACOSF, o personagem Lanthys afirma que cavalgou na Caçada Selvagem há milhares de anos atrás, fazendo os feéricos se ajoelharem diante deles.
Em The Witcher, a Caçada Selvagem é o principal inimigo dos personagens principais, devastando os mundos e fazendo seus habitantes se ajoelharem diante de seus poderes.
Extra: Curiosidade
Em Trono de Vidro temos vários personagens que são abençoados pelos deuses, que vieram de outros mundos, ou descendentes dos mesmos, adquirindo assim, habilidades, “mentoria” e habilidades. Também temos os Valgs, seres impiedosos da escuridão que trouxeram criaturas abomináveis que espalham o caos pelos mundos que visitam.
Em The Witcher, temos algo semelhante. Na saga ocorreu um evento chamado Conjunção de Esferas — um evento cósmico que colidiu o plano terreno com o plano mágico, fez surgiu à magia no mundo e trouxe com ele, as criaturas da escuridão. Sendo assim, temos indivíduos que adquirem poderes ou, se andarem desatentos pelo mundo, podem ter seus corpos possuídos.
Pode ser mencionado tbm as aparencias dos personagens, como por exemplo do Geralt com a Manon, da Ciri com a Aelin, da Yennefer com o Rhys